Av. Dr. Heitor Penteado, 1541 - Jardim Nossa Sra. Auxiliadora - Campinas - SP - 13087-000

Zumbido

Sua filha sofre com cólicas Capa. Diana Vanni.  10 de fev 2023 (1800 × 1000 px) (3).png
O zumbido no ouvido, tecnicamente chamado de tinnitus, pode ser percebido como um chiado, apito, assobio ou até mesmo um som pulsátil que parece estar sincronizado com os batimentos cardíacos, mesmo na ausência de uma fonte sonora externa. Pode atingir apenas um ou ambos os ouvidos, ser temporário ou crônico.

A exposição excessiva ao som alto é a causa mais comum, tanto que uma boa parcela dos portadores de tinnitus são cantores, músicos, trabalham em ambientes barulhentos e costumam usar fones de ouvido em alto volume. Fatores como estresse, acúmulo de cera no ouvido, infecções auriculares, idade avançada, diabetes e tumores também podem ocasionar este problema.

O diagnóstico é confirmado através de dois exames: audiometria e acufenometria, que identificam o grau do zumbido e o nível da perda auditiva. Já o tratamento varia conforme a causa, há a possibilidade de usar aparelho auditivo, que atenua o zumbido e alivia a fadiga gerada no esforço para escutar, além de medicamentos, terapia sonora e mudança de estilo de vida. Caso você sofra de tinnitus, converse com o seu otoneuro!